quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Critica - True Blood 1x12 (Season Finale)



You'll be the death of me

Audiência: 2.45
Minha Nota: 9.4

Season Finale!

Para começar tenho de dizer que foi uma excelente primeira temporada e posso claramente afirmar que à semelhança de Merlin, True Blood foi uma das melhores estreias deste ano, apesar de me ter desiludido em certos pontos, ouve em contrapartida alguns que de certo não me foram indiferentes.
Vamos por isso analisar quase ao detalhe o season finale da primeira temporada de True Blood.
Tudo começa com Jason na prisão a falar com Rene sobre quem ficará com o quê, uma vez que ele está preso. Ryan (Jason) esteve bastante bem durante toda a série e esta é uma das cenas e que se nota o seu crescente talento. Logo desde de inicio começamos a ter completamente a certeza que Rene é o assassino, pela conversa dos dois e o modo como ele vê as mulheres que foram assassinadas.
Se estava com dúvidas sobre as intenções da estranha mulher, Maryann para com Tara, a verdade é que ainda fiquei com mais...todo este tratamento vip é porquê? O que é que ela ganha com isto? Achei muito estranho o criado esconder o telemóvel de Tara...
Sam e Sookie continuam a construir uma maior química do que tinham ao inicio, fazendo com que baloicemos entre ele e Bill. Entretanto Jason recebe uma visita na prisão da Irmandade do Sol e claro que esta conversa veio criar uma nova storyline para Jason, prometendo assim novas histórias para a personagem na segunda temporada. Achei interessante a via que lhe estão a dar, mas não será radical de mais? É esperar para ver...
Tara descobre que não é a única hospede em casa de Maryann, o que me pôs ainda mais confuso...ninguém tem assim tão boas intenções...mas o melhor ainda estava por vir...temos a confirmação de que Maryann é uma metaforma como Sam, ou pelo menos assim parece.
Rene, mesmo com o amigo na prisão, está todo contente por ter recebido a carrinha, este assassino não tem mesmo sentimentos, nem um pingo de remorso...looool
Como sempre em todas as histórias há sempre alguém que se tenta aproveitar das situações dos outros, aqui é Andy. Ele é excelente personagem e uma mais valia para a série apesar de passar despercebido.
Sookie depois de ouvir todas as coisas horríveis que pensavam sobre o irmão, a garçonete sai do emprego para ir conduzir, eis que aparece Rene muito prestável para dar uma boleia, mas claro que quem o avariou foi ele...gostei da ironia quando Rene diz que o irmão dela tem sido muito bom para ele (pois a ficar com as culpas!) lol
Adorei quando Sookie diz que os pensamentos de Rene não têm sotaque! A Sookie continua bastante interessante mas às vezes não revela ser muito inteligente...lol
Arlene descobre as cassetes de Rene, percebendo que ele é o assassino. Entretanto Sam cheira (só agora) o colete de Rene e percebe que foi ele quem matou as mulheres (lembram-se dele na cama de uma delas?)
Aqui começa a contagem decrescente para o grande final.
Rene ao entrar na cozinha, relembra quando matou Adele e Sookie apercebe-se disso, tentando disfarçar mas revela-se inútil. Anna Paquin (Sookie) está completamente fantástica na série, o seu desempenho tem sido estrondoso, estas cenas apenas confirmam tudo isso. A cena de perseguição foi linda! Foi bastante bom ver Rene no seu lado mais psico e através dos poderes de Sookie conseguimos perceber os conflitos que existiam na sua cabeça, ao que normalmente não temos acesso em casos normais.
Sookie consegue atrasar Rene não intencionalmente, durante a perseguição, pois este sente-a dentro da sua cabeça. Durante esta cena vemos Rene a matar todas as mulheres que morreram nas suas mãos.
Bill não teve uma grande participação neste episódio, mas o pouco que apareceu valeu bem a pena! Bill prova o seu amor por Sookie ao sair do caixão, em pleno dia! Foi uma cena bastante arriscada, parabéns aos criadores!
Por ironia Sookie esconde-se numa cova mas acaba por cair na armadilha de Rene, ao escutar o pensamento forçado que ele vai votar para trás (tão obvio Sookie...). A parte mais gira é quando Rene acaba por estar rodeado pelos freaks que tanto odiava! Lol um vampiro, uma telepata e um transmorfo! Sookie acaba por matar Rene e ela e Sam apressa-se de seguida a tentar salvar Bill que não se encontra em lá muito bom estado, parabéns aos caracterizadores, que também fizeram um óptimo trabalho com o rosto de Sookie.
Pode parecer que o episódio já está perto do fim...mas não se enganem! Ainda há muito por vir. Depois de todo o mundo ter ido ter com Sookie e estar um pouco com ela, eis que chega a boleia de Tara (que se encontra toda produzida), Maryann que conhece Sam claro está! E pelos vistos a relação entre eles é bastante complexa e ainda tem muito que contar.
Sam chega para ver a irmã, mas por acaso não achei o encontro dos dois muito natural. Para deixar o suspense para o próximo episódio, vemos alguém ou algo a atacar Lafayette.
Bem...caminhando para o final, temos o reencontro de Bill e Sookie (claro que Bill não podia morrer). Duas semanas depois, destaco a mudança de todas as personagens, Arlene que aceita agora os vampiros, um Sam revoltado por ver que está a perder a mulher que ama e uma Tara ...(chata...boring). Jason aderiu à Irmandade do Sol...aquele nunca vai ganhar juizo.
Pelos vistos na segunda temporada teremos de levar com Jessica novamente, pelos vistos vai morar com Bill. Sam vai fugir? Esperou dias semanas depois de ter visto a outra? Algo estranho...estas não foram as únicas perguntas que foram deixadas...pois Andy encontrou um morto no carro, Lafayette?

Para concluir, adorei a primeira temporada! Uma óptima série que vale a pena ver, claro. Grandes interpretações destacando Anna Paquin como Sookie com o seu sotaque solista. Personagens complexas e interessantes como Bill e o seu cavalheirismo vapiresco, Sam e os seus segredos e Tara e a sua antiga rabugice. Uma série com mistérios, suspense, adrenalina, romance, cenas cómicas e muito mais. Não me substituiu Moonlight, mas entretei bastante.

Dark Time

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!

Foste nomeado para os TvCine Awards 2008. Para saberes mais sobre os prémios vai a

www.tvcinews.wordpress.com


Pedro Barreira.