quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Critica - Smallville 8x10



Bride

Audiência: 4.77
Minha Nota: 9.9

Pode Conter Spoilers! para quem ainda não viu


Um dos melhores episódios, não da temporada mas de toda a série! O episódio foi realmente fenomenal, tendo direito a mesmo tudo, creio que agradou a todos! Por essa razão, farei uma critica especial.
Como sabem este capitulo foi sobre o casamento de Chloe e Jimmy e tudo começa com uma mensagem vídeo de Lois e Clark para o casal, isto porque tudo é iniciado com diversas gravações de uma câmara de vídeo, de modo a nos deixar na expectativa do que irá acontecer e perceber que tudo isto ainda estará por vir, não, não, não são simples cenas do casamento, porque a última cena de gravação, é Chloe a ser levada por alguém...ok, acho que posso dizer que é por Doomsday!
Vou começar por dizer que Lois esteve fantástica! Ela melhorou imenso como actriz e a sua personagem deu um grande salto a nível de complexidade, mas já analisarei isso melhor. A conversa entre ela e Jimmy foi bastante boa, também por este a ter confrontado com o facto de ela se estar a apaixonar por Clark. Ela conseguiu fazer expressões faciais estupendas! De modo que conseguíamos perceber exactamente o que ela estava a pensar e gostei quando Jimmy veio com toda a cena de encontrar a pessoa certa, e a simbologia que isso trazia. Claro que a cena tinha de acabar com Lois a espancar o camera-man.
Mentiras perseguem Chloe, após uma cena romântica entre ela e Jimmy, eis que Davis telefona e Chloe vê-se a mentir ao futuro marido sobre quem estava ao telefone.
Se tudo te está a parecer muito calmo, é porque vem aí a primeira bomba! Lex está vivo! (claro que nós já sabíamos disso). Oliver pede para Clark vir com ele atrás de Lex, mas Clark toma uma decisão que não parece nada dele e mostra o quanto se preocupa com os amigos! Clark recusa, para poder estar no casamento da melhor amiga! Oliver estava um pouco fora do contexto da série, estando a ser deixado um pouco de parte das histórias centrais mas parece que este episódio trouxe-o de volta! Oliver vai atrás de lex sozinho! Em busca de vingança!
Chloe vestida de noiva e novamente uma chamada de Davis, mas desta vez ela admitiu o que se estava a passar com a prima. Eis que surge uma das minhas cenas favoritas do episódio, apesar de ser muito simples, foi tão perfeita, que quase não tenho palavras. Chloe pergunta a Clark se quer levar a pedra de kriptonite ao altar, mas este sugere a flor do baile em que os dois foram juntos. Lois fez uma expressão de tal modo perfeito, que nem precisou de palavras para que nós percebêssemos que estava a pensar: Que querido...Chloe também esteve muito bem quando se mostrou surpreendida por Clark a ter guardado todos aqueles anos.
Tan tan tan, eis agora o regresso de Lana! A sua primeira cena foi com o arqueiro verde, pois ambos estavam supostamente a tentar apanhar Lex. O diálogo entre os dois foi bastante bem escrito, bastante transparente e emocional.
A metade do episódio começa a contagem decrescente para o casamento, pois a cena do inicio em que Lois e Clark gravam uma mensagem, foi neste instante, mas o mais importante foi quando Clark lê os votos de Jimmy e Lois pensa que ele está a falar para ela.
Onde tudo parecia cor-de-rosa, olhares e reencontros, eis que as coisas ficam bastante mais dark! Davis volta a matar e as cenas foram bastante fortes, apesar de não terem sido explicitas, acho que tinham a mensagem bastante explicita, ou seja, David primeiro limpa a ambulância (que ironia né? lol) do sangue das vitimas e depois ainda vai carregar sacos com o que restou delas, com estes a deixar um rasto de sangue lol Que cena abusada! E pronto vemos Davis a transformar-se pela primeira vez.
O casamento foi bastante clássico, a dança entre Chloe e Clark foi bastante importante e vimos que ela se apercebe que perdeu algo que a fez ficar mais leve...além da ironia: Já passámos por tanto, como me posso esquecer. Lois e Clark também têm direito a uma dança e quase se beijam...mas pronto chega Lana! (não acredito que ela estragou o momento e nem acredito que digo isto, visto que antes eu odiava Lois lol)
Lois e Oliver falam mais tarde lá fora e esta acaba por desabafar com ele com palavras muito bonitas.
Um dos momentos mais aguardados do episódio: reencontro de Lana e Clark! Primeiro devo dizer que ela estava muito bonita mesmo. Estava à espera de mais emoção, mas a conversa conseguiu ser bastante honesta o que é bom. Foi interessante quando Lana diz que sempre se imaginou a casar ali no celeiro e quando ela diz que não o perdoava se ele lhe tivesse retirado também as memórias. Mas tudo passou a um nível superior quando ela disse: Talvez Lana e Clark não estejam destinados a ficar juntos! Bem bombas foi o que não falou aqui.
Começa aqui a recta final! Doomsday aparece totalmente transformado! E desta eu não estava á espera, fizeram-no exactamente como nas bandas desenhadas! Mesmo igual! Vimos Clark a levar um baile e a ficar cheio de medo literalmente! Jimmy é brutalmente ferido para proteger a mulher que ama. Chloe é assim finalmente levada por Davis.
Lois acaba por chorar e desabar com Clark perguntando: porquê que estas terríveis coisas continuam a nos acontecer?! Não tendo claro noção que de certo modo Clark se sente culpado por isso.
No fim, vemos Doomsday com Chloe na fortaleza, mas o mais estranho.....foi porquêm que Chloe sorri quando abre os olhos e o vê?
Acabou!............. mentira! No final ainda vemos Lex (não o mesmo actor, mas apenas o vemos de costas) a ver o vídeo do casamento!
O melhor episódio de todos até agora criticados aqui no blog! Muito bem realizado! Cheio de emoção, amor, reencontros, regressos, efeitos especiais, terror e suspense, excelentes representações, bastantes surpresas e um final de certo muito surpreendente! Um dos melhores episódios até agora em Smallville que ficará para sempre na história e na nossa memória.

Nenhum comentário: