segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Critica - Heroes 3x13 (Volume Finale)



Dual

Audiência: 7.87
Minha Nota: 9.1

Fim do Volume 3


Tenho optado por fazer uma critica longa nos season finales ou no caso do Heroes, fim de volumes, de um modo mais detalhado e pormenorizado, onde analiso o que está errado e o que está certo, confuso ou claro e tento vos passar o modo como vejo as cenas que nele se desenrolam.

Decidi analisar o episódio por storylines e ver como se saio, ao tentar tornar a confusão numa critica clara.

Vou começar por dizer que certas coisas neste volume, por mais que eu tente perceber, elas não conseguem fazer muito sentido...As personagens mudam de atitude em questão de horas ou mesmo segundos? Por quantas transformações já passou a personagem de Nathan? A personagem do irmão de Peter muda de personalidade constantemente e como digo ele, digo muitos outros, mas já analisarei isso mais à frente.
Tudo começa com o inicio de um confronto entre irmãos, à semelhança do que vimos na primeira temporada, um choque de ideais, que leva Peter a querer destruir todo o laboratório onde Mohinder fazia a sua pesquisa. Continuando a storyline de Peter, dá-se um diálogo interessante entre ele e Mohinder, mas Daphne rouba a fórmula e Knox e Flint intervêm na cena. Praticamente do nada, ambos decidem destruir o laboratório, depois de terem por todo o volume partilhado os ideais de Arthur! (eis as mudanças de personalidade que referi a cima). Conclusão, talvez eles queriam continuar especiais e não comuns, mas ninguém muda assim de opinião. Knox mata o soldado (que pequeno papel que poderia ter sido melhor aproveitado) e tanta matar Nathan, mas este é salvo por Tracy, Nathan para lhe agradecer, despede-a lool Flint e Peter acabam de destruir o laboratório e ao após despejar a fórmula, Mohinder leva um banho desta e finalmente se cura. A pergunta é: Mohinder levou semanas a se tornar naquele estado, mas levou segundos a se recuperar? Milagre rápido? Era bom que todos os remédios fossem assim. Mais tarde dá-se uma luta entre os irmãos Petrelli, onde Nathan se apresenta tão cruel que bate no irmão sem pensar duas vezes! (muito rápido isto). Após Flint iniciar um incêndio, Peter usa a fórmula nele (após nem deixar Mohinder a usar, mesmo ele estando naquele estado, um pouco cínico) e salva o irmão com o poder voô, por ter recuperado seu poder de mímica.
Entretanto começa a se desenrolar um dos pontos fortes do episódio, Sylar prende Claire, Angela, Meredith, Noah (sim, tudo em família lol)e os restantes prisioneiros na companhia e faz com eles uma espécie de jogo sádico, onde escolhas difíceis tinham de ser tomadas. Um jogo psicológico que tinha como intuito provar que todos eram monstros como o próprio Sylar. O nosso serial killer favorito persuade Claire a matar Angela em troca de liberdade, mas em vez disso Claire gasta um dos seus seis tiros no telefone...estúpido não foi? Vamos gastar balas estupidamente, quando estamos presos aqui com um assassino! Passando á frente, na cena em que Noah e Meredith libertam os prisioneiros, um dos três, o da esquerda é Echo! Protagonista dos primeiros webisódios de Heroes, o que tinha o poder de gritar rajadas sónicas. Na busca por Sylar, Meredith encontra um braço cortado no chão (Sylar voltou ainda mais sádico pelos vistos e adnou a fazer uma pesquisa em filmes de terror). A mãe de Claire é confrontada por Sylar, mas salva (por breves momentos) por Doyle. A cena foi interessante quando o puppet master tenta controlar Sylar mas este revela ter um poder superior, enfraquecendo Doyle. Noah também na sua perseguição encontra Meredith numa cela e claro que decide entrar também...ficado obviamente lá trancados. Meredith por ter sido injectada com atdrenalina, perde o controle sobre os seus poderes e assim Sylar propõe a Noah a matar para que ele possa sair lá de dentro vivo. Quanto a Claire e Angela, gostei da cena em que as duas andam de mãos dadas e quando se largam Sylar toma o lugar de Angela, achei piada! Lol Por sorte, Noah descobre um plano fabuloso, que Flint todos aqueles anos lá preso nunca se lembrou lol. Aquecer o vidro e quebrá-lo depois, nisso Claie ajudou ao atravessá-lo. Um dos pontos do episódio foi o diálogo entre Sylar e Angela, e poder ver as mentiras e verdades de Angela perante Sylar e percebermos as motivações a que tinham anteriormente levado a mentir. Para concluir a conversa, Angela revela que sabe quem são os pais de Sylar. Para acabar com aquela situação, Claire espeta um pedaço de vidro na parte de trás da cabeça de Sylar, porque como Sylar tem os poderes de Claire, assim também tem a sua fraqueza (lembram-se quando um jovem tanta violar Claire na primeira temporada e ela perde os sentidos, ao ser espetada por uma trave no mesmo lugar da cabeça?). Claire e o pai voltam para salvar Meredith, mas esta perde por completo o controle sobre os poderes e explode com a companhia. A personagem não deverá estar morta, visto que ela é imune ao fogo.
No passado, Hiro continua encurralado sem poderes. A personagem tornou-se mais interessante em comparação com o volume anterior, e para o fim deste volume tem se mostrado mais cómica e mais apaixonante, como vemos na cena em que ele fala com o pombo, apesar do exagero (confesso que tinha sido engraçado que o pombo respondesse com um presente...lol) Hiro decide destruir a fórmula mas é confrontado pelo próprio pai Kaito, que não sabe da sua identidade. Por sorte, daquelas quase impossíveis, Ando e Daphee conseguem encontrar precisamente este momento, na linha de tempo certa e salvá-lo! Lool Para compensar esta pequena falta de lógica, eis a cena mais cómica do volume! Completamente hilariante que me fez saltar da cadeira a rir! Tracy chama de Pikachu a Hiro e este após pedir com licença dá um murro mesmo no meio da cara de Tracy! Fazendo até com que Daphne sorria admirada!
Matt, Daphne e Ando que até agora tinham tido das melhores storylines do volume, continuam a história seca iniciada no episódio anterior, apesar de ter sido ligeiramente melhorada neste episódio, pois Ando faz a escolha de ganhar poderes, à semelhança das restantes personagens. Foi interessante, apesar de ter sido um dos maiores erros do volume! Ando era um heroi, mesmo sem possuir poderes, ele não precisava deles na série para se tornar interessante, porque já o era! Os poderes dele consistem aumentar a potência dos poderes dos outros, fazendo com que Matt ouça todos os pensamentos no quarteirão ou Daphne poder viajar no tempo graças à teoria da Relatividade de Einstein, pois o seu poder de velocidade aumentou bastante.
Para concluir, Mohinder aceita boleia de Tracy, qual será o produto desta parceria? E ainda temos o inicio do volume 4! Que se trata de Nathan a entregar toda a informação que possui sobre os mutantes, e aqui é iniciada uma perseguição dos humanos aos mutantes , á semelhança de X-Men!

A minha opinião final sobre o volume é que ele foi muito confuso! De modo, que nem sempre percebíamos os poderes das personagens, porque eles não nos eram mostrados de modo claro...como no caso de Arthur, ele roubava poderes, mas no passado ele apenas tinha telepatia? E ganhou o poder de viajar no tempo sabe-se lá como? Muitas storylines foram melhoradas como a de Claire (após a seca do seu volume anterior), outras mantiveram a qualidade como a de Matt (que encontrou o amor da sua vida) e outras pioraram como a de Nathan, Sylar e até mesmo a de Mohinder (que ainda conseguiu ser pior). Ah! Outras mantiveram-se más como a de Hiro lol No geral, os episódios tiveram bons efeitos especiais, bastante acção e suspense mas as personagens perderam a sua complexidade, drama e passaram por transformações estranhas como Nathan e Sylar, que primeiro era mau, depois bom, depois nem mau nem bom e depois mau outra vez. Nathan queria explodia Nova Iorque, depois salvar o mundo, depois perseguir as pessoas com poderes ao ponto que até afirmava não salvar o irmão se este corresse perigo.
Apesar de tudo um bom volume, que ficou atrás do primeiro, mas ao nível do segundo. Esperamos uma melhoria no quarto volume!

Nenhum comentário: