terça-feira, 11 de novembro de 2008

Critica - Merlin 1x8



The Beginning of the End

Audiência: 5.49
Minha Nota: 8.7

Pode Conter Spoilers!


Na minha opinião não foi dos melhores episódios de Merlin, apesar de o tema principal ter sido seguramente dos melhores. O problema foi que o capitulo foi demasiado parado e isso não nos prendeu como ela suposto, visto que diante dos nossos olhos estava Mordred, o qual acabará com o reinado de Arthur no futuro.
Neste episódio foi introduzida outra personagem de grande peso na lenda Arturiana, á semelhança de Nimueh. Foi a vez de Mordred mostrar sua cara, aqui ainda criança e aparentemente sem nenhuma ligação com Arthur e Morgana.
Mordred na lenda é filho de Arthur Pendragon e em muitas versões sua mãe é Morgana Le Fey. Mordred tal como na lenda, também aqui está destinado a matar Arthur, tal como o dragão avisa Merlin.
Na minha opinião, (pela vez vou criticar) certas coisas não foram bem concebidas, Mordred passou quase todo o episódio a dormir por causa da febre, o que fez como que não criássemos laços de qualquer género com a personagem. Toda a história se focou principalmente no salvar o rapaz, tendo os diálogos entre as personagens se tornado um pouco repetitivos.
Mas também houveram bastantes pontos positivos, o actor para interpretar Mordred foi excelentemente bem escolhido, apesar de ser uma criança, havia malícia nos seus olhos...algo sinistro.
Além de que a mitologia da história se está a desenvolver a olhos vistos, primeiro com Morgana, depois com Avalon, Mordred, Excalibur...muitas são as ironias e metáforas nas frases da série.
Uther: É uma criança, mas no futuro poderá se voltar contra nós. (ou algo do género)
Morgana: Não sei porquê, mas sinto um elo com este miúdo, sinto que é meu destino ajudá-lo (na lenda é Morgana quem cria Mordred, mesmo nas versões onde ela não é a mãe).
Mordred: Voltaremos a ver-nos Emyrs.
A comédia também teve sempre presente, nos comentários de Gaius a Merlin, ou na cena das chaves com Arthur. Morgana era uma das poucas personagens que ainda não tinha evoluído, mas nestes episódios tem se destacado muito, já confirmamos que como Merlin, ela também tem o dom da magia, tal como pôde ouvir Mordred e prever o futuro.
Nimueh vai regressar no próximo episódio! Sinto que certos segredos (os quais nem eu imagino por agora) serão revelados.

PS: Se estão a gostar da série e se interessam pela Lenda como eu, vejam o filme: Merlin como Sam Neil. Foi este o filme que me fez apaixonar pela personagem, a grande razão por eu ver esta série. O filme percorre a vida de Merlin e irá mostrar toda a lenda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre o que perguntaste no meu blog. Eu não ando a ver séries nenhumas agora, é que eu gosto de esperar que as temporadas acabem nos EUA e depois é que começo a vê-las. Não gosto de ver um episodio e depois esperar uma semana para ver o outro :P Abraço :)