domingo, 30 de novembro de 2008

Critica - Merlin 1x10



The Moment of Truth

Audiência: 6.42
Minha Nota: 9.2

Pode Conter Spoilers! (para quem ainda não viu)


Mais um fantástico episódio, sem exagero, este foi um episódio bastante maravilhoso!
Neste capitulo ganhámos acesso a territórios fora do reino de Camelot, o que raramente não acontece, visto que a série é praticamente toda feita em Camelot, ou nos terrenos que o rodeiam. Aqui viajámos um pouco mais longe, para a aldeia de Merlin.
Começamos por ter uma perspectiva da vida que a aldeia do nosso herói está a levar, visto que são diversas vezes atacados pelos bárbaros e estes levam a maior parte dos seus mantimentos. Hunith, mãe de Merlin vem pedir ajuda a Uther, mas como este recusa (com bons motivos), as nossas quatro personagens favoritas partem para a aldeia natal de Merlin.
Para já, pontos a favor: Vemos um episódio num cenário completamente diferente do habitual. Além de Merlin e Arthur, vêm também Morgana e Gwen para a batalha contra os bárbaros e ambas recebem bastante destaque também. Vemos os quatro quase pela priemira vez como um grupo (Adorei!)! Gwen e Arthur têm o seu primeiro momento (nada de romance, mas existe uma troca de olhares) e Arthur demonstra a Merlin como é um verdadeiro amigo dele, a amizade entre eles é brutal, há poucas assim. Os dois actores demonstram uma grande cumplicidade.
Juntando a estes pontos fortes, Arthur quase descobre pela primeira vez o segredo de Merlin!
Além disto podemos ver e conhecer melhor Merlin, pela sua relação com a mãe e com o seu melhor amigo da aldeia, o qual se sacrificou no fim para o ajudar a guardar o seu segredo. As conversas entre Merlin e seu amigo William, foram muito bem escritas, tanto que quase pareceram reais. Na série existe muita emoção e verdadeiros sentimentos e emoções.
Vários aspectos marcaram o episódio, a ironia, pois William ataca Arthur e morreu a protegê-lo. Os comentários e ataques verbais entre Morgana e Arthur sempre cómicos.
Gwen tomou uma posição muito respeitável e demonstrou ser uma mulher de força!
O facto de Merlin estar sempre entre contar o seu segredo e não contar me lembrou muito Clark de Smallville e neste episódio que ele resolve independentemente do que aconteça, usar seus poderes, ele demonstrou ter princípios e acreditar nos seus amigos, mas Arthur não reage exactamente como ele esperava e William diz ter sido o tal a fazer o feitiço do tornado. Será que Merlin fez bem em deixar que seu amigo morto ficasse com o papel de feiticeiro? Eu não sei...se foi certo. Mas talvez a mãe tenha razão, há de chegar a altura...
Aconselho que toda a gente veja este episódio! Foi simplesmente brutal! Bons efeitos especiais e uma grande batalha final (mesmo que não tenha tido sangue, visto que é uma série para a família). Excelentes diálogos, grandes representações e uma história bem elaborada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu nunca vi Merlin, mas acho que não é lá muito o meu genero. É uma mini série não é? Deve ser pessimo quando gostamos de uma mini série e sabemos que ela vai acabar. Abraço ;)