quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Critica - Merlin 1x13 (Season finale)



Le Morte d'Arthur

Audiência: 6.27
Minha Nota: 9.5

Pode Conter Spoilers!


Preparem-se porque este é o Season Finale de Merlin! Acompanharemos tudo ao pormenor com comentários e apreciações. À semelhança do que disse em True Blood, Merlin foi uma das melhores estreias do ano e já ganhou fãs por todo o mundo, apresentou sempre enredos bem construídos e teve um final que prometeu muitas surpresas para o próximo ano!

Season Finale!

O episódio começou com uma cena muito característica de Arthur, uma caçada, mas desta vez o alvo seria um monstro. Merlin e o príncipe lideram um grupo de soldados e existe uma cena bastante engraçada, quando Merlin mais uma vez se demonstra descuidado e Arthur pergunta se ele tem algum dom natural (querem mais ironia que isto? Lol). O grupo é atacado por uma criatura lendária, com o terror de tal figura são obrigados a fugir, sendo que um dos soldados é morto. Quanto ao monstro, ele não estava completamente mal realizado...como já referi antes, temos de ver primeiro que é uma série inglesa, logo não têm tanto orçamento como numa série americana, penso eu, além de que trata-se de uma série e não de um filme, assim sendo o orçamento é obrigatoriamente muito mais reduzido. Mesmo assim, a equipa por de trás de Merlin arrisca sempre em nos trazer criaturas do fantástico para nos envolverem neste mundo de magia. Claro que houveram muitos erros, se o monstro estava tão perto deles ao inicio, como que eles começaram a correr e já estavam tão longe dele? Ele deu-lhes avanço? Lool
Mais à frente, ficamos a saber que se trata da Besta da Busca, o seu aparecimento antecipa sempre grandes mudanças e tempos muito difíceis. Como é habito Uther envia o próprio filho para matar a criatura, mas tal decisão pode-lhe sair cara, assim como Morgana prevê nos seus sonhos, Arthur poderá ser mordido pela besta, não esquecendo que o monstro tem o poder da morte/vida. A interpretação de Morgana nesta cena foi muito boa, até Gwinevere esteve muito bem na cena do quarto. Apesar da futura bruxa fazer um aviso de perigo, este é passado despercebido.
Nas cenas seguintes, o grupo confronta a criatura e Arthur acaba por ser ferido mordido por esta, mesmo com Merlin a matar a besta. Claro que tudo isto foi por Merlin se ter de afastar para usar o seu dom.
O jovem feiticeiro fala com Gaius, desesperado por uma cura e jura que a encontrará, já que a magia aparentemente nada pode fazer. Acho que tanto o actor que interpreta Gaius como o de Uther, não podiam ter sido melhor escolhidos! Gaius faz um grande papel junto de Merlin, os dois têm bastante cumplicidade.
Uma das melhores cenas do episódio, foi quando o rei caminha com o filho nos braços, muito tocante e de certo uma imagem bastante marcante da season finale.
Merlin procura ajuda junto do Grande Dragão, uma personagem que se tem mostrado bastante prestável e bastante conhecedora, mas a minha visão da personagem mudou muito neste episódio (mais à frente explicarei porquê). O nosso jovem herói, parte em busca da ilha dos abençoados, a conselho do Dragão, para poder encontrar aqueles que ainda servem a Antiga Religião, e que assim sendo possuem o poder sobre a vida e a morte. Gaius avisa-o que eles pedirão por uma vida em troca e que não deverá partir, mas Merlin não o ouve, assim o mentor dá-lhe uma pata de coelho para o proteger de espíritos maus.
Entretanto no castelo, o rei demonstra mais uma vez gostar do filho e assim não deixa a sua cabeceira. Além de Uther, uma outra pessoa visita o príncipe e fica junto deste. Foi um dos momentos mais esperados pelos fãs, o momento em que Gwinevere iria mostrar um certo interesse por Arthur, já que sabemos que eles se casarão no futuro, segundo a lenda. Angel (actriz que interpreta a aia) esteve magnifica e as suas palavras saíram com bastante profundidade e significado, não conheço o seu trabalho, mas todos dizem que se trata de uma grande actriz, eu pessoalmente tenho notado que sim!
Os cenários ao inicio eram sempre praticamente os mesmos, todas as cenas se passavam no castelo, mas nestes quatro últimos episódios, as coisas têm se mostrado muito mais arriscadas e os cenários têm sido muito bem elaborados, desde da cidade de Merlin, o labirinto de Gedref e agora a ilha dos Abençoados estava espectacular!
A cena entre Merlin e Nimueh foi de cortar a respiração, com interpretações espantosas e um diálogo bem elaborado. O confronto entre os dois era à muito tempo esperado e esta cena ainda nos deixou mais ansiosos por algo magnifico.
Merlin entrega a sua vida pela de Arthur, mas não percebe pelas palavras de Nimueh, que as coisas não são como ele quer (ou seja, não é ele quem decide quem morre) e que não haverá como voltar atrás... Depois de toda uma conversa interessante sobre o equilíbrio da vida, a feiticeira enche a taça da vida com um feitiço de invocar a chuva.
O jovem entrega o frasco que continha a água da vida a Gaius e ambos tratam de a dar de beber a Arthur, mas escondendo a origem da água de Uther. A cena seguinte foi muito estranha e não estou certo se a compreendi, Morgana avisa Merlin que este será apenas o inicio e que ele deve ter cuidado...mas o mais estranho é que Merlin olha para ela, ignora-a e solta-se dela...será porque sabe que ela tentou matar Uther ou será por outro facto que desconheço? A verdade é que nunca sabemos o que Morgana realmente sabe e o que não sabe, porque como vimos aqui ela sabe mais que Merlin...apesar de tudo foi uma cena de bastante climax, a personagem de Morgana tem-se tornado muito interessante.
Como consistia no acordo, Arthur acorda e uma outra vida seria tirada. Todos pensámos que seria o rei mas eis que chega uma estranha mulher a Camelot e ninguém se apercebia de quem se tratava. Apesar de não ter feito muito sentido, o facto de ter sido a mãe de Merlin foi uma grande surpresa para todos!
À noite, também se dá uma outra cena entre Arthur e Gwinevere, quando este afirma que se lembra do que a aia esteve a seu lado enquanto ele estava inconsciente e que se lembra das suas palavras e caricias.
Como eu disse anteriormente, iria falar mais tarde do Grande Dragão, pois bem, vou falar agora. Este episódio revela que na verdade o Dragão pode não passar de uma criatura egoísta, que se serviu de Merlin para alcançar a sua própria liberdade. Isto tudo se percebe quando ele afirma que Merlin disse que faria qualquer coisa. O Dragão, ciente de certos aspectos do futuro, sabia que quem seria levada seria a mãe de Merlin. Ele ri-se e o jovem aprendiz de feiticeiro percebe que ele nunca foi seu amigo. Questiono-me agora se realmente existe uma profecia? Claro que não....era tudo um jogo do Dragão, apesar de Merlin realmente estar destinado para grandes feitos.
Para provar a minha teoria, o Grande Dragão tenta queimar Merlin com o seu fogo, mas este cria um escudo invisível (uma cena muito bem realizada!) e jura que nunca o deixará sair em liberdade pelo que ele lhe fez! No fim jura não voltar.
Para salvar a mãe, o feiticeiro decide ver novamente Nimueh e aí dá-se novamente um grande diálogo entre ele e Gaius. Estes diálogos são bastante importantes para desenvolver a relação entre as personagens principais, a meu ver são de extrema importância e tornam o episódio mais humano. Nesta continuação, dá-se a uma das melhores conversas se não mesmo a melhor, entre Merlin e Arthur claro. Cheia de ironias e cómica e sentimental ao mesmo tempo. Gostei quando Arthur diz que à vezes acha que o conhece, outras vezes não, quando Merlin aponta que ele deverá ouvir tão bem quanto luta e ele pergunta: “mais alguma critica?” Apesar de as falas não terem sido muitas, havia muito por trás, uma despedida de amigos..
Merlin despede-se da mãe e prepara-se para partir quando descobre que Gaius foi so seu lugar....um gesto de um verdadeiro pai.
Gaius partilha uma cena com Nimueh e ficamos a saber se certos aspectos que desconhecíamos. Foi o nosso médico quem pediu ajuda a Nimueh para engravidar a mulher de Uther. Ainda não referi, mas Nimueh esteve surpreendentemente fantástica durante o episódio, sempre com um ar trocista e maquiavélico! “Gaius the hero!”.
Quando o jovem herói chega, Gaius já se encontra sem vida no chão e finalmente se desenrola assim o confronto entre Merlin e Nimueh! Uma luta que na verdade ficou muito aquém do esperado (assim como as batalhas finais de Heroes), apesar de os efeitos de fogo estarem até bastante bons, principalmente na cena em que a feiticeira tem uma bola de fogo na mão e pergunta se eles podem ser aliados. Merlin finge estar morto e atinge Nimueh com um relâmpago, saltando bocadinhos de Nimueh por todo o lado lol
Nimueh morre, e assim Gaius volta à vida para estabelecer o equilíbrio da vida.
O fim....é realmente surpreendente e magnifico! O Grande dragão grita por ela e Morgana acorda com um pesadelo! Sabem o que isto significa? Morgana pode ter visto que realmente algo terrivel vai acontecer, ou o Dragão agora que perdeu o seu aprendiz, pode ganhar uma nova aprendiz....que esconde dentro de si ódio e um coração negro, pronto a ser acordado. Tal como Merlin, também Morgana pode trazer a magia de volta, ambos têm o mesmo dom, mas caminhos diferentes!
Não vou fingir que tudo foi perfeito...tenho uma critica: Arthur está para morrer....não morre! Mãe de Merlin está para morrer... não morre! Gaius está para morrer...não morre! E matam logo a Niumeh, uma das melhores personagens da série e que supostamente na lenda, é ela quem entrega a excalibur a Merlin para a cravar na pedra! (a Nimueh na lenda é a Dama do Lago) na minha opinião a mãe de Merlin devia ter morrido, para tornar o fim mais dramático e Nimueh deveria ter continuado, mas existem rumores que ela possa estar viva...Muita gente apontou que Merlin deveria ter tido remorso ao matá-la, mas na verdade, não é a primeira pessoa que ele mata, e os que queriam ir para Avalon? Ou os soldados na sua terra natal? É tudo muito relativo, aqui também foi caso de sobrevivência, de certo modo.

Uma temporada linda, recheada de magia, comédia, surpresas, emoções e uma história de apaixonar. Excelentes interpretações dos novatos Arthur, Merlin e Morgana e participações especiais de Isaac de Heroes (Lancelot) e Bionic woman (Nimueh) que só enriqueceram a série! Espero que eles voltem na próxima temporada, tudo indica que sim. Uma grande cumplicidade entre Merlin e Arthur que não nos deixou de surpreender e de nos envolver a nós próprios naquela que é uma verdadeira amizade. Diálogos riquíssimos que faziam as personagens evoluir de modo subtil e que permitiam construir relações entre elas. Caracterizações muito bem elaboradas (Edwin e mãe de Merlin), bons figurinos, cenários e bons efeitos especiais apesar de tudo.
Uma série que nos apaixonou a todos, principalmente a mim! Aguardo ansiosamente pela próxima temproada!

Merlin will return

Nenhum comentário: