terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Critica - Merlin 1x12



To Kill The King

Audiência: 6.31
Minha Nota: 9.0


Um episódio que prometia muito e ao contrário de muitas séries, acabou mesmo por conseguir preencher praticamente todas as nossas expectativas. Bem...toda a gente sabe que Uther morrerá mais cedo ou mais tarde, porque Arthur terá de ser o “King Arthur” e aí Merlin se irá tornar o mago da corte, por isso todos os fãs cá por Portugal, querem que o desgraçado do Uther morra! (ok...ele não é um coitado) mas a meu ver a história vai perder muito quando ele morrer, acho que tanto Merlin como Arthur ainda não estão preparados para atingir esses papeis. Por mim, Uther ficava no mínimo duas temporadas.
Tudo indicava que o rei morreria neste episódio mas tal acontecimento não foi para já. As coisas desenrolaram-se nesse sentido, porque o pai de Gwen, Tom o ferreiro trabalhou para o feiticeiro (alquimista) Tauren e acabou sendo preso por Arthur, visto que a magia é proibida naquele reino.
Morgana jura ao protector que jamais o perdoará se ele executar Tom. A personagem de Morgana sofre uma extraordinária transformação neste episódio, a sua personagem assemelha-se na minha opinião muito a Lex Luthor, comparo os dois constantemente (apesar de o nunca ter referido aqui). Ambos irão ser os arqui-inimigos dos heróis no futuro, e temos esse conhecimento de ambos, por isso é bastante interessante acompanhar todos os pormenores e acontecimentos que irão transformar Morgana na bruxa que todos conhecemos da lenda. Entretanto a protegida do rei encontra a bolsa com a pedra mágica que o feiticeiro deixou cair e mais tarde entrega a chave a Tom, para que este possa fugir. O ferreiro acaba por ser apanhado e morto.
A personagem da futura feiticeira protagonizou todas as cenas de maior impacto no episódio, o que fazia com que a cada instante o nosso interesse aumentasse! Digo isto visto que logo na cena a seguir, Morgana é presa por desafiar Uther! Foi com certeza uma grande cena com um grande diálogo. Mais tarde ela encontra-se com Tauren no bosque, sempre acompanhada de uma brilhante banda sonora. Os dois ficam aliados e juntam-se num plano para matar Uther.
Merlin, a par do plano de Morgana, procura o Grande Dragão em busca de respostas e este diz-lhe que deverá deixar Uther morrer, porque a morte deste lhe irá trazer liberdade. Merlin para ter uma melhor perspectiva de tudo, fala com Gaius e com Gwen, abos grandes diálogos, muito bem construídos.
Morgana traz memórias antigas ao de cima, e tomamos um melhor conhecimento so seu passado. Com isto Morgana pretende chegar mais perto do rei e o trair numa armadilha.
Merlin para impedir Morgana, vai buscar o bastão mágico do falecido feiticeiro dos primeiros episódios.
O diálogo entre Morgana e Uther foi estupendo, com uma enorme qualidade no diálogo. Bastante pormenorizado e claro. Com a conversa, Morgana arrepende-se e acaba por ser ela a salvar Uther.
Destaco a interpretação de Morgana, ela sempre foi a que representou pior entre os quatro mais novos, mas neste episódio ganhou experiencia e permitiu que a sua personagm evoluisse para um nível completamente diferente. Optimos diálogos e uma boa banda sonora. Apesar de não terem havido momentos cómicos, hoveram momentos de bastante emoção!


PS: Amanhã espera-vos a critica do season finale! E uma postagem sobre algumas mudanças no blog! Até amanha e não deixes de ler e comentar! ;)

Nenhum comentário: