sábado, 7 de junho de 2008

OTH – Análise a Fundo da Season Finale!


5x18 What comes after the Blues

Semana especial One Tree Hill

Primeiro que tudo, tenho de dizer: Acabei a quinta temporada! ;P Já apanhei todo o Mundo! Pronto não aguentei. Comecei a ver One Tree Hill a conselho do meu parceiro (ia ele no fim da quarta temporada) e ao longo do tempo fui me apaixonando pelas personagens, pelas histórias, por tudo o que une cada peça do puzzle…É uma série de grande qualidade e que nos faz ver tv com outros olhos. Vemos um episódio e não conseguimos parar de seguir a história!

Pode conter Spoilers


A Primeira cena emocionou a todos, com a canção que todos bem conhecemos! I don’t wanna be. Adorei o início e foi um bom modo de começar o season Finale, em memória das temporadas passadas, por alguém bem recente na série: Jamie.

O início do episódio em si, mostra-nos o desespero de Lucas pelo sucedido com Lindsey. Na minha opinião a editora foi uma boa aquisição à série e eu achei-a bastante importante, não de todo vazia. Até cheguei a torcer por ela e o Lucas. Ela sabia exactamente o que queria (em parte pelo menos) e preferiu fazê-lo feliz.

One Tree Hill não pára de nos surpreender! Vemos um ataque de balões de água! O que eu não associei logo, visto que estava bastante animado a ver os ataques! Observamos Brooke desejosa que o dia não chegue…em que terá de entregar Angie (Brooke já não é a mesma rapariga irresponsável)
Skills e Deb em situações que eu nunca esperei! E Mouth mostrou mais uma vez que é amigo do seu amigo, mesmo não recebendo nada em troca. Entre outras coisas que já falaremos.

Este season finale teve de tudo! Acho que não foi fraca e que mostrou a todos que mesmo ao final da QUINTA temporada, One Tree Hill continua no seu melhor! Foram adicionados quatro anos mas as mudanças foram pelo melhor.

O final teve o seu lado triste, ao ter Brooke de entregar a “filha”. Sophia Bush é muito boa actriz. A jovem empresária criou laços com a bebé e a separação custou-lhe a ela e a nós…
Trouxe-nos diversão, principalmente com Jamie! O miúdo é demais, as cenas em relação ao penteado foram hilariantes. Ao querer imitar o tio. Para já não falar dos ataques da Peyton a tudo o que se movia lá em baixo!
Foi um episódio àcerca de memórias e bons momentos, em cenas onde Lucas e Haley mostram que a sua amizade nunca morrerá e estarão sempre lá um para o outro! Gostei da cena em que se sentam no chão pintado por Peyton. Momentos assim (como nos mostrarem as cartas anuais) mostram-nos que em One Tree Hill constrói-se uma história e nada é esquecido.

Um episódio que foca dúvidas e onde se tiveram de tomar grandes decisões…Dan teve de escolher entre matar o reverendo e tornar-se o numero um, ou esperar e provar que se tinha mesmo emendado. Trata-se de um season finale onde se dá um passo em frente e onde escolhemos o nosso caminho, definindo quem somos.
Falou-se também dos medos, quando o pai e filho, Jamie e Nathan, tentam superar os medos que não os deixam seguir em frente. Um bom tema para abordar. Discutiu-se as barreiras e os obstáculos que a vida nos impõe e como devemos ultrapassá-los e não olhar para trás.

Q aparece aqui com um papel muito importante, apesar de parecer apagado. Q puxa por Nathan e ajuda-o a ver luz. Ajuda-o a melhorar-se e a achar outro modo de contornar a situação, retornando a ajuda anteriormente oferecida por Nathan Tratou-se então de amizade.
Haley mais uma vez ensina-nos a lutarmos pelos nossos sonhos e torná-los realidade. Quando decide gravar o cd, mesmo agora com uma família.

Lindsey regressa para a vida de Lucas pessoalmente. Foi meio óbvio que ela tinha mentido…mas a cena foi boa com um bom final e uma boa representação. Uma cena sobre Amor.
O Momento em que Jamie salta para a piscina! As dúvidas da personagem e principalmente o seu medo são completamente ultrapassados. Ele esqueceu o passado e viveu o presente. Uma boa lição que podemos tirar daqui. Além de que podemos e devemos admitir quando temos medo, como quando Jamie confessa ao pai no caro.
Quando Brooke mais precisa…está lá Lucas! Aqui podemos ter noção do quanto é forte a relação deles.

Peyton volta a expressar-se de novo através de tinta e pincéis como que um retornar às origens.
Na verdade, sempre foi Lucas que a inspirou.
Dan hesita em pôr fim a vida do reverendo, mas acaba por tomar a decisão mais correcta ao olhar para o cartão de Jamie. Um season finale onde Dan acaba mesmo por nos surpreender!
Mouth toma uma grande decisão junto de Millicent, ao esta dizer que vai junto para Omah, após ter arriscado o emprego dos seus sonhos pelo amigo. Gostei muito da introdução do novo amor de Mouth e acho que foi uma escolha definitiva.
Lucas fica confuso ao ver a obra de Peyton, talvez ele não estivesse tão certo daquilo que sentia…afinal de qual gosta?
Haley, Nathan e Jamie finalmente estão uma família feliz e podemos ver que a luz ainda está acesa entre os dois.
Lindsey confessa por fim aquilo de que já todos desconfiávamos. Lindsey ama Lucas, apenas estava com dúvidas, não a censuro depois de tudo da Peyton. Ela telefona-lhe e enquanto ele a ouve…olha para o que Peyton escreveu no chão…chegou a altura de escolher.

Numa cena perto do fim, vemos Lucas e Brooke e ai nos apercebemos que eles sempre tiveram ligados de algum modo…e que nunca deixarão de estar. Trata-se de algo especial. Lucas acaba por perceber o quanto especial é Brooke e o quanto ela se tornou generosa. Brooke acaba por lhe dar o macaco lilás ao perceber que ele sempre esteve lá para ela. O gesto de algum modo mostra o quanto ela sempre o amou.
Mouth mostra o que vale! Para variar. Por de trás de um rosto comum, esconde-se uma pessoa bem capaz. E eis que Mouth sai em grande de cena após um grande aplauso de palmas! Mas fico a pensar…Mouth e Millicent vão para fora, se a próxima temporada começar logo a seguir…quer isso dizer que Mouth sai de personagem fixa??

Lucas diz a Peyton que não a odeia. No fundo toda a cena é um teste, para ele poder ver se ainda a ama ou não. As últimas falas têm bastante significado:
Peyton - Eu digo sempre sim.
Lucas – Mas é apenas um sonho, certo?
Peyton – É o meu sonho.
A que conclusão Lucas terá chegado no fim da conversa?


Ao ouvir a voz de Haley, caminhamos para o final. Já tínhamos saudades! Lucas constrói os EUA com as matriculas que tinha no quarto. Chegou a hora de partir! De seguir em frente.
Dan descobre que o reverendo morreu. Pensa que foi recompensado por ter melhorado quanto pessoa e que Deus lhe deu outra oportunidade, “de ser o número um!” Será??
Nathan consegue enfrentar os obstáculos! Superar-se e não ser quem era, mas sim alguém novo! Numa grande cena com Q e Jamie.

Agora em memória das temporadas antigas, os dois habituais finais:
Eis uma grande cena, onde a ironia atropela Dan! Ele passou o grande teste, não matar, não voltar a errar, e agora que era o número um e que ainda por cima ia receber o transplante, eis que o destino o apanha em cheio…talvez não era mesmo suposto ter outra chance. Na minha opinião Dan morreu mesmo. Creio que chegou a sua hora na série. O resto das personagens nunca o perdoariam pelo que ele fez a Keith. O típico final onde não se sabe se uma personagem morreu (normalmente é sempre Dan).

O outro final, fica a cargue de Lucas, quando ele faz uma proposta de casamento (embora não esteja com cara de quem o está a fazer). Sendo esta a dúvida de amor, quase sempre presente também.

Destaquei as cenas onde podemos pôr os pós e os contras de qual das três é: Peyton, Brooke ou Lindsey.

Diz-me tu! Qual será?
Na minha opinião é: Brooke! Ele cansou dos jogos entre Lindsey e Peyton. “Do ama, não ama”, e pela cara dele, ele talvez saiba quem o merecia no final de tudo…será?

Mais de OTH brevemente!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Eu achei mesmo que ele ligou para a Brooke, ate porque antes eles disseram que se amavam. Espero que eles estejam a voltar a ficar juntos, era muito melhor. Brucas para sempre! ahahaha. Abraço. O seson finale foi optimo!

Anônimo disse...

Na minha opinião também foi para Brooke que ele ligou, pela sua expressão...além disso Lindsey não estava na cidade, pa ir para o aeroporto.
Também curtia bue ve los de novo juntos!

Anônimo disse...

N sei s ele ligou pra brooke! els disseram qe se amavam ms e d maneira diferente ! n e pra se casarem !! amam se cmo amigos , amigos mt especiais pqe foram mt importants um pro outro ! sinceramente qria qe fosse a peyton , ms axo dificil. tms d esperar ansiosamente pla 6ª tmporada :P